domingo, 1 de novembro de 2009

Análise Crítica de "A Via Lactea" - Renato Russo

Bem, com toda essa febre de "Twilight Saga: New Moon" eu andei meio desfocada no quesito postagens, e andei estrapolando tornando o Delírios um blog "for Twilighters". Mas não é assim, não lovelys seguidores da minha vida. O Blog Delírios ainda é focado na poesia que não segue nenhuma limitação. E como faz tempo que não faço uma análise crítica, vamos lá!

Por isso, nesse domingo dedico um post ao cara que eu considero o maior poeta e compositor brasileiro: Renato Russo. Suas músicas altamente expressivas giravam numa órbita onde seus sentimentos eram traduzidos em letras. Um exemplo disso é a música "A Via Lactea", escrita na época final da vida desse grande músico. Leiam a letra, e depois vamos a análise:

A Via Lactea - Renato Russo

Quando tudo está perdido
Sempre existe um caminho
Quando tudo está perdido
Sempre existe uma luz...

Mas não me diga isso...

Hoje a tristeza não é passageira
Hoje fiquei com febre a tarde inteira
E quando chegar a noite
Cada estrela parecerá uma lágrima...

Queria ser como os outros
E rir das desgraças da vida
Ou fingir estar sempre bem
Ver a leveza das coisas com humor...

Mas não me diga isso...

É só hoje e isso passa
Só me deixe aqui quieto
Isso passa
Amanhã é um outro dia
Não é?...

Eu nem sei porque me sinto assim
Vem de repente um anjo triste perto de mim...

E essa febre que não passa
E meu sorriso sem graça
Não me dê atenção
Mas obrigado por pensar em mim...

Quando tudo está perdido
Sempre existe uma luz
Quando tudo está perdido
Sempre existe um caminho...

Quando tudo está perdido
Eu me sinto tão sozinho
Quando tudo está perdido
Não quero mais ser
Quem eu sou...

Mas não me diga isso
Não me dê atenção
E obrigado
Por pensar em mim...


Sim, a música é triste. Todos sabemos que Renato Russo morreu de Aids em 1996. Quando fez essa música, ele já estava afligido pela doença. E conseguiu nos passar a sua angústia.

O interessante nas músicas de Renato Russo é que mesmo focando seus sentimentos nas letras, ele conseguia compô-las de uma forma que as pessoas se identificassem com elas. Quem, quando está triste, não se sente assim?

Quando costumam nos ver tristes e querem nos animar, as pessoas ao nosso redor começam a dizer "isso passa". Aviso aos navegantes: ISSO NÃO AJUDA EM NADA! Quando estamos angustiados, não queremos ouvir coisas como "vai passar", "o tempo cura as feridas", simplesmente porque a idéia de ESPERA nos DESESPERA completamente, aumentando a angústia. "Mas não me diga isso!". A única coisa que queremos é o que Renato Russo diz na música-> "Só me deixe aqui quieto...". Quando estamos tristes de verdade(não na falsidade, querendo que tenham pena da gente), queremos ficar quietos, na nossa, na boa. O silêncio, às vezes, é mais confortador...





... e quando chegar a noite, cada estrela parecerá uma lágrima...

2 comentários:

Anônimo disse...

Concerteza o Renato é um dos maiores compositores, cantores e poetas do Brasil.


Sinto-me muito triste ao lembrar que ele morreu .

Unknown disse...

Grande renato, suas musicas nos passam tantas coisas ne, essa musica é sensacional, a forma como o Renato se expressa nela é maravilhosa, ele tinha uma capacidade enorme de transbordar nossos sentimentos, uma pena que tenha falecido tão jovem, é como ele mesmo diz em uma determinada musica, é tão estranho os bons morrem vojem