sábado, 4 de junho de 2011

Relação de "O Manifesto Comunista" e o filme "A Revolta dos Bichos"

Esse é da época que eu fazia DIREITO. Beijuh!!!



Nome: Jessica Giampaolo Curso: Direito/Matutino

Professora: Aline Atassio/ Sociologia

Redação sobre o livro ‘O Manifesto Comunista’(Karl Marx) e o filme ‘A Revolta dos Bichos’(George Orwel)



Título: Teorias Utópicas de uma Sociedade Doentia

O mundo sempre se deparou com a questão: “O poder corrompe até mesmo o mais íntegro dos homens?”. Durante séculos, observando toda a história que antecedeu a atualidade, vemos claramente que nenhum tipo de governo foi completamente bem sucedido. Capitalismo, socialismo, comunismo ou qualquer outro possui defeitos que destroem a teoria inicial e corrompem a essência do que realmente representavam.

Karl Marx, conhecido pelas teorias de “O Manifesto Comunista”, acreditava que o comunismo poderia ser uma solução para a sociedade. Ele dizia que a classe proletária deveria se unir para lutar contra a burguesia. Mas, se a classe proletária aderisse às teorias socialistas e conseguisse a idealizada ascensão, como ficaria organizada a sociedade então?

Nesse ponto chegamos ao filme “A Revolução dos Bichos”, de George Orwel, que conta a história de uma fazenda onde os animais se sentiam explorados e resolveram se organizar para derrubar a opressão. De início, a essência do objetivo era fidedigna, e ela fazia uma alusão à perfeição. Mas, depois de reorganizada a hierarquia na fazenda, os porcos que detinham o poder foram corrompidos por tal, e todo o ideal se demonstrou falho.

Indica isso, então, que qualquer tipo de governo resultará em opressão? Está a sociedade condenada a ser divida em classes onde a maioria sofrerá com as diferenças referentes à subsistência? É a justiça dos homens meramente subjetiva e relativa? Karl Marx não teria respostas para essas perguntas, e muitos hoje também não as possui. Se a

Um comentário:

AMIGOS DSP (OFFICIAL) disse...

Olá!

Amei seu trabalho e nele finalmente tive uma visao clara sobre o manifesto comunista !!!

Show...

Pena que não aparece por inteiro o seu trabalho :[