quinta-feira, 2 de junho de 2011

Um pouco de "Didática Magna"

Jessica Giampaolo (texto: Utilidade da Arte na Didática/Didática Magna)
Pedagogia/Ufscar


É do interesse de muitos que a didática seja bem fundamentada. Pais se beneficiarão por ter a certeza de que seus filhos terão um bom ensino, os filhos (estudantes) serão conduzidos ao saber sem dificuldade, os preceptores não precisarão se arriscar por este ou aquele caminho gastando tempo e energia, as escolas serão atrativas e melhorarão indefinidamente, e até mesmo a sociedade terá seu principal fundamento atingido: a educação dos jovens.

O livro “Didática Magna” trata do ensino do ponto de vista religioso. Cita que até mesmo a Igreja se beneficiaria do ensino bem fundamentado, pois obteria mais discípulos capazes. No entanto, pela observação, notava-se que muitos homens iam a Igreja, mas não estavam atentos ao que era ensinado, e mesmo que estivessem atentos, eles se encontravam num estado de torpor mental, o hábito de manter a mente obtusa, de não apreender o que ouviam. Por isso a didática deveria estimular na juventude uma mente mais vigorosa, uma mente pronta para acatar e realmente escutar o que se ensina, visto que o ser humano tem essa habilidade incrível de transmitir a sabedoria.

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